Circuito de Leitura Bíblica

Devocional: Porque Jó raspou a cabeça? | Prº Bruno Alexandre
9 de março de 2017
Devocional: O que tenho feito com o pecado? | Prª Beatriz Soares
10 de março de 2017

Circuito de Leitura Bíblica

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

1. Texto lido e data

Comece preenchendo a data e o texto (referência bíblica) que você leu. Essa é uma importante referência para quando você voltar a ler o diário no futuro;

2. Texto Bíblico

Escreva o trecho que mais marcou a sua leitura. De preferência, escolha um texto que tenha uma ideia completa. Concentre-se em um pensamento principal;

3. Principal Mensagem do texto

Com base no texto escolhido, escreva aquilo que mais falou com você.

4. Aplicação

Escreva como você pode colocar em prática quilo que Deus trouxe ao seu coração;

5. Oração

Escreva em algumas frases uma oração pedindo a Deus para ajudá-lo a colocar em prática aquilo que você acabou e aprender. Com o diário você manterá um registro da sua caminhada com Deus. É o livro da sua vida cristã, por isso, desenvolva o hábito de escrever sempre!

CONTEÚDO DA BÍBLIA

1 PENTATEUCO

(Gênesis, êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco – uma palavra que significa “cinco livros”. Eles são conhecidos como livros da Lei, porque contém leis e instruções que Deus deu a Moisés para o povo de Israel. Todos eles foram escritos por Moisés, exceto o último capítulo de Deuteronômio, porque este fala sobre sua morte.

2 HISTÓRIA

(Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester). Os livros de Josué até Ester cobrem cerca de 800 anos da História de Israel. Eles falam sobre a conquista de Canaã pelos israelitas, o período dos Juízes, dos reis, a divisão de Israel em reino do norte (e seu cativeiro para Assíria) e reino do sul (e seu cativeiro par a Babilônica), e o retorno deste povo para Israel.

3 POÉTICOS

(Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares). Esses são livros denominados de poesia e de louvor. A poesia hebraica frequentemente utiliza pares de linhas. A Segunda linha ou repete o pensamento da anterior, ou faz um contraste. Vemos esse  tipo de construção nestes cinco livros, mas em especial no livro dos Salmos.

4 PROFÉTICOS

Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel) Profetas Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias) Os últimos 17 livros do Velho Testamento são conhecidos como livros de profecias (exceto Lamentações, por se tratar de confissão de pecados do povo e clamor pela misericórdia de Deus). Nós dividimos este grupo em dois grupos – Profetas Maiores e Menores – tal divisão se dá unicamente pelo tamanho dos livros. Deus sempre enviou profetas na história de Judá e de Israel.

 

Baixar arquivo completo: Clique aqui

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Rafael Valença
Rafael Valença
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Social Media na Igreja Obreiros de Cristo (Imbiribeira)

Deixe uma resposta